Educação ambiental informal
Muito se fala de Educação Ambiental, mas nem sempre se está falando da mesma coisa. Neste artigo se pretende estabelecer a diferença entre a Educação Ambiental, no seu sentido mais amplo, e outra Educação Ambiental aplicada no seu cotidiano, mais especificamente no seu trabalho. Em todas as definições de educação ambiental a idéia fundamental, o objetivo da Educação Ambiental, é a criação de uma consciência ambiental na população através da educação; através da abordagem de elementos do meio ambiente, seus problemas e possibilidades de solução. Dentro dos programas das diferentes disciplinas escolares são desenvolvidas atividades que despertem e incentivem a preservação do ambiente. Mas quando se trata do mundo agitado e cheio de interesse dos negócios é difícil achar oportunidades para se discutir e implantar ações que consigam ser eficazes para a economia, a empresa, os funcionários, o meio ambiente, a comunidade, etc. Neste trabalho pretendo demonstrar métodos de gestão ambiental aplicados em empresas e como pode promover uma mudança no costume dos funcionários e estes por sua vez aplicar essas mudanças em suas casas e comunidades.
DESENVOLVIMENTO
Todos concordamos que muitos são os desafios de satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc) as quais requerem um envolvimento com a necessidade de conservar o ambiente e que cada um deve fazer a parte que lhe cabe. A definição mais completa da educação ambiental foi desenvolvida na Conferência de Tbilisi em 1977:
“A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental também esta relacionada com a prática das tomadas de decisão e a