Fichamento educação ambiental
Educação Ambiental: Pedagogia, Política e Sociedade.
“O século XXI inicia-se em meio a uma emergência socioambiental que promete agravar-se caso sejam mantidas as tendência atuais de degradação; um problema enraizado na cultura, nos estilos de pensamentos, nos valores, nos pressupostos epistemológicos e no conhecimento, que configuram o sistema politico, econômico e social em que vivemos”. (p381)
“A solução dos problemas do presente não se encontra na mera gestão dos recursos naturais nem na incorporação da externalidades ambientais aos processos produtivos”. (p.381)
“A resolução requer amadurecimento da espécie humana, ruptura das hipocrisias sociais, construção de novos desejos, de novos horizontes, de novos estilos de pensamento e de sentimentos”. (p.381)
“A educação será ambiental, ou não será no sentido de permitir rumarmos para uma nova sociedade sustentável”. (p.382)
“É fundamental uma educação que permita desvelar os sentidos da realidade, problematizando as interpretações das diferentes forças sociais existentes”. (p.382)
“Porém, alarmados observamos que muitos programas de EA limitam sua preocupação à conservação da natureza, sem prestar a mínima atenção à vida humana; muitas organizações ambientalistas militam em defesa do meio ambiente, mas não pelo direito de todos os cidadãos viverem com dignidade”. (p.382)
“Nesse contexto, a educação ambiental tem um sentido fundamentalmente político, já que visa à transformação da sociedade em busca de um presente e de um futuro melhor”. (p.383)
Comentário: Hoje em dia muitas pessoas, empresas e governos falam sobre sustentabilidade. Tentativas não faltam, mas o problema é como “eles” abordam o assunto, cada um com seu interesse. Pra mim educação é a base de tudo, se todos fossem