Fichamento
Autor: Saber Ambiental, Enrique Leff, (2008) Cap. 23 e 25
Temática/ Sujeito: A problemática ambiental não é ideologicamente neutra nem é alheia a interesses econômicos e sociais. Sua gênese dá-se num processo histórico dominado pela expansão do modo de produção capitalista, pelos padrões tecnológicos gerados por uma racionalidade econômica em curto prazo, numa ordem econômica mundial marcada pela desigualdade entre nações e sociais. Este processo gerou, assim, efeitos econômicos, ecológicos e culturais desiguais sobre diferentes regiões, populações, classes e grupos sociais, bem como perspectivas diferenciadas de análises.
Natureza do Documento: Leitura e Interpretação e Produção de Fichamento técnico.
Intenções e Objetivos: O escritor argentino Enrique Leff, (2008) destaca: “A crise ambiental é a crise da maneira com a qual temos entendido o mundo e do qual temos transformado e compreendido o mundo. Do processo de racionalização que foi desvinculado a razão do sentimento, o conhecimento da ética, da sociedade da natureza. É uma crise da razão que se reflexa na degradação ambiental e na perca de sentidos existenciais dos seres humanos que habitam o planeta terra”. Esse desenvolvimento não é apenas o resultado de uma conscientização espontânea das sociedades – na verdade, sabe-se que esta conscientização ainda está longe – mas fruto da própria necessidade. A ideia de trabalhar com uma natureza que sustente os próprios recursos e que, portanto, mantenha-se como produtora generosa, tem obrigado modificações de atitudes, sendo a educação, uma delas.
Questões e Argumentos: A crise ambiental é a crise da maneira com a qual temos entendido o mundo e do qual temos transformado e compreendido o mundo. Do processo de racionalização que foi desvinculado a razão do sentimento, o conhecimento da ética, da sociedade da natureza. É uma crise da razão que se reflexa na degradação ambiental e na perca de sentidos existenciais dos seres humanos que