educação informal
TEMA
EDUCAÇÃO INFORMAL
“Não há uma única forma nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar em que ela acontece..., ensino escolar não é a única pratica, e o professor profissional não é seu único praticante. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: aprender, para ensinar, para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação”. (Brandão,1981.P.4)
UM PO U CO M AI S . ..
“As praticas educativas realizadas em instituições não convencionais de educação, mas com certo nível de intencionalidade e sistematizações profissionais, nos meios de comunicação, nas agencias formativas para grupos sociais específicos caracterizando a educação não formal”. (Libâneo, 2007.P.513)
Segundo Libâneo (2002), por
Educação Informal entende-se que
“o ser humano educa-se pelo simples fato de viver e conviver com outras pessoas, desenvolvendo
-se e transformando-se por efeitos de sua interação com o meio no qual está interagindo. Trata-se nesse caso de um processo espontâneo, não intencional e não forma, no qual se observa a aprendizagem de experiências nem sempre conscientes, que preexistem e que provavelmente formarão os suporte físicos, emocionais e sociais do individuo.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Grupo de Física
Disciplina Didática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
Departamento de Ciência Exata – DCE
Campus de Vitória da Conquista - BA
Educação Informal
OBJETIVO
Focar o estudo e compreender as novas formas de educar. Abordando um cenário onde a educação informal torna-se cada vez mais preponderante, esclarecendo o tema de educação informal.
A educação informal possui muitas significações distintas. Autores como
Brandão (1985), definem como sendo aquela que está relacionada com o processo “livre” de transmissão de certos saberes, tais como: a fala comum a um