Educação infantil
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FECED
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Políticas Públicas em Educação Infantil
MANAUS – AM
FEVEREIRO - 2013
SUZEANNE DE OLIVEIRA PAULA
Políticas Públicas em Educação Infantil
Texto apresentado a Universidade Federal do Amazonas como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina Políticas Públicas em Educação Infantil solicitado pela Professora Profª Sônia Selene Baçal de Oliveira.
MANAUS – AM
FEVEREIRO - 2013
ATIVIDADE 2 – PRODUÇÃO TEXTUAL
Com o nascimento da Idade Moderna marcados pelos séc. XV e XVI surgem novas estruturas que visam atender as ideologias da classe dominante. Esse período é marcado por grandes mudanças e transformações referentes à vida feudal.
O rompimento com a estrutura medieval é uma das características dessa época, onde o homem passa a fixar-se na vida urbana e volta-se para a busca do prazer, ou seja, pode servir a Deus e gozar a vida também. A modernidade, no entanto, foca-se no conhecimento cientifico e busca reorganizar a escola e racionalizar o ensino.
A educação teve um papel muito importante para o desenvolvimento da sociedade moderna, pois foi devido ao pensamento racional da modernidade que o ocorreu a expansão do capitalismo.
Além disso, com a indústria e a democracia, criou-se uma nova estrutura de sociedade, onde resultou na universalização da educação básica no final do século XIX. Dessa forma, a criança passou a ser vista como um ser diferente e respeitável na modernidade e não mais como um pequeno adulto como acontecia na idade média.
A modernidade contribuiu para o surgimento da concepção de criança como um ser importante, diferente e respeitável, a