educação infantil
GENTILE, PAOLA; CASSI, PATRÍCIA; (NOVAESCOLA@FVC.ORG.BR).
Em pesquisa realizada pela FVC e Ibope, 500 professores da rede pública de todo o estado, foram questionados a respeito de sua visão sobre a educação infantil.
Sendo constatado que as maiores dificuldades apresentadas foram: ausência dos pais, desmotivação dos alunos e indisciplina e falta de atenção.
Os professores esperam que os alunos cheguem à escola educados, ou seja, que a família do aluno desempenhe o papel de inclui-lo na sociedade, cabendo a escola e ao professor apenas a missão de alfabetiza-lo. Porém, muitas das vezes os pais dessas crianças não possuem tempo para essa responsabilidade, pois trabalham.
O professor Luis Carlos de Menezes entende que a escola e os professores muita das vezes desistem de ensinar, por não querer assumir a responsabilidade de também educar os alunos. Sendo na sua concepção um pensamento equivocado, cabendo à escola a tarefa de rever sua missão.
A psicopedagoga Maria Cristina Montovanini, acredita que o professor se sente impotente, pois não consegue mudar o ambiente familiar das crianças, e acabam por utilizar essa “desculpa” para se isentar da responsabilidade.
Segundo Maria Cristina, um bom rendimento das crianças nas escolas, está diretamente ligada à participação dos pais, convidando-o ao programa de ensino infantil e para conhecer o ambiente escolar, com referências que tenham ligação com o seu dia – a dia.
2º Texto – Educação Infantil – Adaptação bem feita.
MARANGON, CRISTIANE; (NOVAESCOLA@FVC.ORG.BR).
Bebês e crianças pequenas se sentem á vontade quando a creche acolhe as famílias e os objetos pessoais de todos.
Diferentes motivos fazem com que os pais matriculem os seus filhos ao maternal. Uma das maiores dificuldades é a ruptura que existe nesse primeiro momento. A diretora beatriz desenvolveu o projeto de construção continuada na escola de