Temperamento e caráter
Wikipedia.com
centroreichiano.com
Infoescola.com
JCVilhena.com
Aulete.com.br
emocoesemequilibrio.blogspot.com.br/
Temperamentos
Para explicarmos um pouco sobre Temperamentos do Homem, voltaremos há alguns anos antes de Cristo, exatamente em 460 a.c.. Ano em que nasceu Hipócrates, considerado o “pai da medicina.
Nas diversas obras que Hipócrates, várias há uma série de descrições clínicas sobre várias doenças como
Malaria, Caxumba ou Pneumonia. Hipócrates fundamentou a sua prática (e a sua forma de compreender o organismo humano, incluindo a personalidade) na teoria dos quatro humores corporais (sangue, fleugma ou pituíta, bílis amarela e bílis negra) que, consoante às quantidades relativas presentes no corpo, levariam a estados de equilíbrio (eucrasia) ou de doença e dor (discrasia). Ele classificou o temperamento da espécie humana em quatro tipos básicos:
●
●
●
●
Sangüíneo: típico de pessoas de humor variado;
Melancólico: característico de pessoas tristes e sonhadoras;
Colérico: peculiar de pessoas cujo humor se caracteriza por um desejo forte e sentimentos impulsivos.
Fleumático: encontrado em pessoas lentas e apáticas, de sangue frio.
Hipócrates formulou a teoria humoral que acreditava que a bile amarela estava associada com a raiva (humor colérico) enquanto a bile negra estaria associada à melancolia. Essa foi a teoria sobre funcionamento das emoções é aceita até hoje pela medicina oriental e alternativa. Segundo ele, associando a bile amarela, bile negra, sangue e fleugma, respectivamente, ao fogo, terra, ar e água, esses humores predominariam em determinada estação do ano, isto é, verão (bile amarela), outono (bile negra), primavera (sangue) e inverno (fleugma). O desequilíbrio desses humores era considerado a fonte de todas as doenças.
São vários os sistemas básicos que tentam explicar a essência do temperamento, porém, dois deles se destacam mais. O primeiro, chamado de sistema humoral, têm um