Historia da educação
Enquanto o comportamento tem a ver com que fazemos, o caráter tem a ver com o que somos.
CARÁTER:
é tudo aquilo que você é na sua intimidade e ninguém sabe, são atitudes repetidas diariamente que moldam o seu caráter
Caráter está associado àquelas nossas ações, que satisfazem ou deixam de satisfazer os padrões aceitos da sociedade e que são, conseqüentemente, julgados como “certos” ou “errados..
Temperamento é herdado geneticamente: que já nascem com o individuo, é genético, ou seja, é aquilo que não é aprendido, O temperamento representado por nós ou reconhecido como “gênio”, está diretamente ligado ao emocional. Pode ser observado nos primeiros anos de vida. Muitas vezes as mães dizem que seu filho é bravo, genioso e nervoso.
Notamos que reforçam ainda dizendo: - “É nervoso como a mãe ou é o pai escrito”. É fato, o temperamento é herdado geneticamente.
Ex: a diferença entre filhos bebês um chora, bate, grita – o outro fica quieto até quando está com fome)
Caráter está associado àquelas nossas ações, que satisfazem ou deixam de satisfazer os padrões aceitos da sociedade e que são, conseqüentemente, julgados como “certos” ou “errados. Nos julgamos algo que achamos certo ou errado de acordo com o nosso caráter e não com o nosso temperamento.
Temperamento tem a ver com o que fazemos caráter tem a ver com quem somos.
Já o caráter decorre das experiências e modelos que formam nossas memórias constituídas biologicamente a partir das vivências do ser humano.
A forma como cada pessoa reage instintivamente às ações do meio produz uma resposta única. Essa resposta gera no indivíduo um significado de constituição pessoal que chamamos de caráter. É a maneira como lida com suas emoções e lapida sua estrutura psíquica, formando assim a personalidade.
Provavelmente já ouviu ou pronunciou o termo “fulano tem personalidade forte”. Observando um