comportamento, caracter, personalidade segundo a genetica
- TEMPERAMENTO
temperamento é inato herdado geneticamente é uma combinação das caracteriscas com as quais nascemos.
Temperamento designa um aspecto especial da personalidade: as particularidades do indivíduo ligadas à forma do comportamento, principalmente ligadas aos tres fatores da personalidade: afetividade, atividade (excitação) e atenção.
A conceituação de temperamento é no entanto difícil e se confunde muitas vezes com outros conceitos como traços de personalidades e motivos.
No decorrer do dia a dia indentificamos o tempramento de cada pessoa, não existe um técnica apenas para descobrirmos qual o temperamento das pessoas, mais se podem usar um método da observação para termos uma noção de qual temperamento essa pessoa se encaixa.
De forma global, o temperamento é um estilo pessoal interno, a base do que realmente somos: o que pensamos e sentimos, desejamos ou necessitamos, o que falamos e o que fazemos. A maioria dos psicólogos classifica 4 tipos/perfis de temperamentos principais, que podem ser agrupados entre si, perfazendo um total de 16 combinações possíveis.
Todos nós, herdamos um temperamento dos nossos pais. Ele é a combinação de características que consciente ou inconsciente, afetam as nossas atitudes no dia a dia. Estas características do temperamento, podem e devem ser controlados, mas também pode durar algum tempo ou até uma vida inteira. Tudo depende da intensidade de como lidamos com o nosso temperamento.
No entanto não é somente o temperamento que influencia, diversos factores como a personalidade, a socialização, o carácter e a motivação interna têm o seu peso no percurso da vida. Diversos psicólogos referem que já nascemos com características que nos definem, mas que estas podem ser modificadas e até aperfeiçoadas.
A teoria de Hipócrates
Seugundo um filósofo grego (Hipócrates) ele foi o primeiro a formular uma teoria do temperamento, baseando- na teoria dos quatro elementos de Empédocles. Segundo ele há