Análise Filme Salve Geral
DISCIPLINA: Política Social de Segurança Pública no Brasil
ESTUDO DE CASO DO FILME SALVE GERAL
Apresentação:
O estudo de caso analisa a atuação das instituições de Segurança Pública nos ataques do
PCC à cidade de São Paulo no ano de 2006 no filme apresentado em aula, Salve Geral.
Análise:
O aumento da violência e os índices elevados de criminalidade no País, evidenciam a urgência na efetividade de ações de prevenção e controle nas políticas de segurança. A grande carência de uma unificação das instituições policiais em todos os aspectos, reforçam a municipalização da segurança pública, tendo cada uma delas, suas próprias diretrizes e regras, dificultando um caminho para uma segurança cidadã com a contribuição de toda a sociedade em diversos aspectos.
O dever do Estado, o direito e a responsabilidade de todos, é exercida apenas para a preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio através dos órgãos da Polícia Federal e Polícia Estadual, tirando a responsabilidade de outras instituições governamentais na prevenção da violência. “(...) é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos. No entanto na lista de responsáveis pela Segurança Pública, ela destaca as instituições
Federais e Estaduais, não citando o papel de outras instituições governamentais.” AURORA, 2009.
Com a carência de intervenção do Estado, as formas de atuação das instituições de
Segurança Pública no Brasil se configuram com o abuso indiscriminado da força e da violência para a preservação da ordem, e esta fortemente ligada a um conceito populacional de uma antiga ditadura. A sociedade busca respostas e exige a prática da violência, abuso da força e poder por parte das instituições, fazendo com que cada vez mais um caminho perspectivo de uma Segurança Cidadã fique sem apoio para uma futura evolução.
Defender uma atuação de prevenção e controle por meio de políticas integradas no âmbito local envolvendo várias