Filosofia e Ética na Sociedade
Desde os primórdios da humanidade o homem precisou viver em grupos ou em sociedade e em cada época foi criando padrões de comportamento como justiça, honestidade, responsabilidade, lealdade e respeito de acordo com os valores estabelecidos na sua cultura.
A ética estuda as atitudes morais de uma pessoa ou de um grupo de pessoas identificando o comportamento humano dos indivíduos como correto e incorreto de acordo com os valores e crenças de cada época.
A Ética vem sendo estudada desde a antiguidade pelos mais renomados filósofos. Sócrates, consagrado "fundador da moral", destacou-se nesta área da filosofia por buscar em suas indagações, a convicção pessoal dos transeuntes para obter uma melhor compreensão da justiça. Sócrates acreditava nas leis, mas como pensador capaz de por em prova o próprio subjetivo, às questionava, gerando um descontentamento aos conservadores gregos da época.
Já Platão, articulava em suas inspirações teóricas a ideia de se encontrar a felicidade no centro das questões éticas. A sabedoria para Platão, não está expressa no saber pelo saber, ou melhor, não se identifica o sábio pela sua grandeza de conhecimentos teóricos, mas pela sua grandeza de virtudes. O homem virtuoso tende a encontrar e contemplar o mundo ideal.
A Ética como conjunto de normas e valores que regem uma sociedade deve necessariamente refletir a consciência e as ações desse povo, assim como trazer consigo o tipo de organização que alimenta essa sociedade. Acreditamos na universalidade do comportamento e das ações éticas, assim como na sua transformação relativa às transformações das sociedades que as impera, mas se voltarmos às sociedades da Grécia antiga e fizermos o percurso histórico até os nossos dias, vamos encontrar diversidade de virtudes e comportamentos, ao ponto de colocarmos em cheque essa virtude que tanto sonhamos para todos.
Os seres humanos nascem, crescem, se desenvolvem, normalmente convivendo em sociedade, cujos