TRÁFICO HUMANO
OLIVEIRA, Caroline; RUCHIGA, Fernando; BLANCO, Helena; FLORES, Luís Felipe; SUÑE, Manuela; JUNQUEIRA, Mariana1.
MACIEL, Richarles2
BRITO, Ana3
PINHEIRO, Ivan4
RESUMO
O tráfico humano é um crime pouco debatido e muito complexo. Move bilhões de dólares anualmente e vitima muitas pessoas, principalmente as de baixa renda que buscam melhores condições de vida e trabalho. As pessoas ingenuamente aceitam a proposta e vão, geralmente, para outro país, quando desembarcam já estão em dívida. São ameaçadas e submetidas a trabalho forçado e até ao uso de drogas. O tráfico humano é praticado por uma quadrilha, onde cada um tem uma finalidade diferente, alguns desconhecem o chefe. Extremamente bem calculado e executado. Envolve muito dinheiro e muito sigilo o que dificulta desvendá-lo e encontrar quem o comanda. A população, em geral, desconhece os perigos e desdobramentos do tráfico, nunca desconfiam o que aumenta mais o numero de vítimas. Porém não está nada distante de nossa sociedade.
Palavras-chave: Tráfico humano; Complexidade; Exploração; Violência.
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar um questionamento sobre o que acontece com pessoas traficadas, tanto internacionalmente, como nacionalmente. Mulheres vítimas do tráfico humano são levadas a se prostituir por pouco dinheiro e crianças são retiradas de suas famílias.
Nesse sentido, apontamos para algumas perguntas frequentes: Como e por que o tráfico humano movimenta tanto dinheiro no Brasil e no mundo? Como as pessoas ainda caem nesse golpe suspeito? Existe alguma forma de combatermos esse crime? Perguntas como essas nos levaram ao interesse pelo tema, buscar entende-lo e pensar em alternativas possíveis de solução para essa questão presente na sociedade contemporânea.
2- TRÁFICO HUMANO: COMO IDENTIFICAR E PREVENIR
2.1 METODOLOGIA
Os métodos utilizados para alcançarmos os objetivos desse trabalho envolveram uma pesquisa de campo, realizada nos três anos do