resumos de filosofia social e etica-1º teste
Economia e Comportamento:
Teoria Económica e Racionalidade:
1º pressuposto: agente económico racional >>> tem associado a Teoria da Escolha Racional;
Propriedades do agente económico racional:
Tem preferências e gostos (1) e é capaz de ordená-las.
As suas preferências e gostos são estáveis a curto-prazo (é este pressuposto que nos permite construir as Curvas de Indiferença)
Prefere ter mais do que ter menos
Prefere ter um pouco de A e de B, do que só A ou só B (ou seja, preferimos uma combinação de bens em vez dos extremos – chama-se a isto convexidade)
As relações entre as preferências são transitivas e completas
(1)Dá-nos a capacidade para comparar bens, o que nos permite preferir A a B, B a A ou ser indiferente a ambos, ou seja, temos escalas de preferências.
Isto leva-nos ao Princípio da Escolha/Acção: Se para a pessoa S, o produto X > Y, e S for livre de escolher, ele escolherá X. Este princípio demonstra que o consumidor tem que tomar decisões, no entanto, estas decisões podem ser facil e inconscientemente influenciadas por factores externos (http://www.youtube.com/watch?v=YXXl61yOmx0). Ou seja, foi demonstrado que nem sempre estes pressupostos se verificam. Há, portanto, certos limites que delimitam a racionalidade (explicado por Herbert Simon no seguinte vídeo: ). Isto porque, por mais que sejamos racionais, somos influenciados por questões externas. Voltando ao vídeo de Herbert Simon, ele aborda os Limites da Racionalidade, que no fundo, contrariam os pressupostos da Teoria da Escolha Racional, indo de encontro ao que Daniel Ariely disse no seu vídeo. Ou seja, os tais pressupostos nem sempre se verificam, só se verificam até certo limite (os tais limites da racionalidade). São pressupostos abstratos/teóricos. Na prática pode ser diferente (daí o tal conflito entre a teoria da escolha racional – uma idealização económica - e a teoria da escolha real – que diz que as nossas escolhas são influenciadas por questões