O Trafico humano
Annie Jacques e Gabriel Dorneles2
Resumo: O presente trabalho busca evidenciar o problema sobre o tráfico humano, levantando dados sobre o mesmo no Brasil e no mundo. Procura-se entender como acontece, as formas de enfrentamento e as consequências na vida das vítimas e suas famílias. Por meio de pesquisas, artigos e livros aprofundamos o conhecimento à cerca do tema, trazendo um minucioso levantamento histórico sobre o que é o assunto, o perfil da pessoa, a desigualdade de gênero e como o assistente social acompanha os casos.
Palavras- chave: Tráfico Humano. Vítimas. Gênero.
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho procuramos evidenciar o tráfico de pessoas. Esta é uma das atividades que mais se expandiu durante o século XXI. Na busca por melhores condições de vida, muitas pessoas caem na armadilha de criminosos e exploradores. No mundo capitalista que vivemos torna-se fonte de lucro imediato, movimentando cerca de 32 bilhões de dólares e vitimando cerca de 20,9 milhões de pessoas no mundo. É de extrema importância que o governo e a sociedade estejam cientes sobre o problema. O tráfico de mulheres, crianças e adolescentes é um tema complexo, que necessita de políticas públicas integradas para ser enfrentado. Buscando formas de enfrentamento, intervenção e avaliação dos casos. Pretende-se através desta pesquisa, compreender as mais diversas formas da questão social que estão presentes na abordagem do assunto.
2. COMO SE CONSTITUI O TRÁFICO HUMANO
Existem quatro modalidades de exploração sexual comercial, que são: prostituição, turismo sexual, pornografia e o tráfico para fins sexuais. Que se dão através de um indivíduo que obtém lucros a partir da prostituição de um terceiro (a). Um dos principais problemas enfrentados hoje é o tráfico humano. Que se configura como uma das atividades mais lucrativas no sistema capitalista, a explicação seria a geração de lucro rápido, pois o investimento é mínimo