Analise da produção cinematografica Brasileira do fim da decada de 1990 a 2010
Vitor Frazão Dias
Professor Aureo Busetto
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP
Curso Historia – Trabalho de Graduação
Resumo
Este trabalho é resultado da análise do filme “Salve Geral” de 2009 do diretor Sergio Rezende que retrata os acontecimentos violentos que ocorreram no mês de maio de 2006 na cidade de São Paulo. Realizar-se a um dialogo entre o filme e a produção cinematográfica do período e os acontecimentos do mês de maio de 2006.
1-Introdução
O ano de 2006 foi fortemente marcado pelas ações envolvendo as ações do PCC, Primeiro Comando da Capital. A Secretaria de Administração Penitenciaria obteve através de vários canais, informações sobre possíveis rebeliões que ocorreriam no dia 14 de maio daquele ano, em virtude disso optou por transferir um grande numero de presos para uma penitenciaria de segurança máxima afastada da capital, o que de acordo com o Governo do período, Governador Cláudio Lembo, gerou a série de ataques dos quais falaremos adiante.
O filme “Salve Geral” conta então a historia de uma mãe que esta tentando tirar o filho da cadeia em meio a todo este caos descrito no parágrafo anterior, retratando como plano de fundo os eventos do período em questão. Alem de discutirmos os aspectos técnicos do filme, falaremos também sem muitas delongas sobre os ataques de 2006 e sobre a influencia que esta crise de segurança publica que vive o Brasil, já a algum tempo teve sobre a produção cinematográfica.
2- Ficha Técnica do Filme “Salve Geral”
Gênero: Drama
Direção: Sergio Rezende
Roteiro: Sergio Rezende e Patricia Andrade
Elenco: Andrea Beltão, Denise Weingberg, Lee Taylor, Eucir de Souza, Kiko Mascarenhas, Michel Gomes, Giulio Lopes, Chris Couto.
Produção: Joaquim Vaz de Carvalho
Fotografia: Ulrich Burtin
Estreia no Brasil: 02 de outubro de 2009
Duração : 119 minutos
Nacionalidade: Brasileiro
Titulo original: “Salve