Voc Sabe Cuidar Da Sua Higiene Ntima
Saiba o que especialistas falam sobre lavar calcinhas no banheiro e depilação
POR CAROLINA SERPEJANTE
Refazer teste
Seu resultado: você respondeu corretamente 7 das 12 questões
Pergunta 1: Qual é o melhor tecido para a calcinha?
Parabéns, você acertou!
Sua resposta: Algodão, pois ele impede que a área transpire muito e gere secreção.
Nota: O melhor tecido para calcinhas é o de algodão, pois permite mais ventilação e evita a transpiração e maior secreção local, que são as portas de entrada para infecções. "Os tecidos sintéticos causam reações alérgicas com mais frequência do que o algodão", explica o ginecologista Rogério Leão, membro do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia. Algumas calcinhas de tecido sintético têm o fundo em algodão, o que ajuda a evitar maiores problemas, mas, ainda sim, esses tecidos devem ser evitados por mulheres que tenham predisposição a infecções vaginais.
Pergunta 2: Existe algum problema em usar calcinha fio dental todos os dias?
Oops, você errou a pergunta
Sua resposta: Não
Resposta correta: Sim
Nota: A calcinha fio dental gera um atrito maior contra a pele da região genital e do ânus, podendo causar pequenas lesões na pele. De acordo com Rogério Leão, essas lesões quebram a barreira protetora que a pele oferece e deixar a área mais vulnerável à ação de agentes infecciosos. "Essas calcinhas também são mais apertadas e provocam sudorese local, o que deixa a região mais úmida e quente, propiciando a proliferação de fungos e bactérias", conta o ginecologista.
Pergunta 3: De quanto em quanto tempo deve ser feita a troca do absorvente?
Parabéns, você acertou!
Sua resposta: A cada quatro horas o normal e a cada cinco horas o interno.
Nota: A ginecologista Daniela Gouveia, do Femme Laboratório da Mulher, em São Paulo, afirma que o ideal é que a mulher fique no máximo cinco horas com os absorventes internos, pois o risco de infecções e proliferação de bactérias com esse tipo de