Bioética e Genética Comportamental
Trabalho sobre Bioética, Módulo de Arte da Medicina
GENÉTICA COMPORTAMENTAL
ÍNDICE
Introdução……………………………………………………………………...página 2
Evolução Histórica da Genética Comportamental …………………………… página 3-4
Os Genes Influenciam o Comportamento Humano ………………………….. página 4-5
Implicações Bioéticas da Genética Comportamental …………………………página 5-8
Conclusão ……………………………………………………………….……. página 9
Referências Bibliográficas……………………………………………………..página 10
INTRODUÇÃO
Aquilo que distingue o Homem dos outros animais é a racionalidade, a sua capacidade de pensar, escolher de ente duas ou mais opções, ter consciência da sua escolha e assumir a responsabilidade pelos seus actos. Dentro desta racionalidade humana existem inúmeras diferenças, sendo que cada indivíduo tem os seus valores e as suas prioridades que vão constituir o seu carácter ou personalidade, que varia de pessoa para pessoa. Seguindo este raciocínio, irei de seguida apresentar tema do meu trabalho.
Estudos recentes a nível da genética revelaram resultados surpreendentes, fascinantes, mas ao mesmo tempo perigosos se forem utilizados de forma incorrecta. Estes resultados levam os conhecimentos sobre a genética humana para além dos seus limites, a um nível considerado impensável há anos atrás. Através do estudo e identificação de conjuntos complexos de genes que potencialmente podem originar certos comportamentos em humanos, hipoteticamente já se pode definir o potencial carácter de um indivíduo mesmo antes de ele nascer.
De entre os vários temas que constituem a bioética escolhi o tema da Genética Comportamental porque para além de ser relativamente novo e muito interessante, é um tema que levanta problemas éticos complexos sobre os quais eu gostaria de expor a minha reflexão pessoal.
Evolução Histórica da Genética