PERSONALIDADE E SEUS ASPECTOS BIOLOGICOS Guardado Automaticamente
INTRODUCAO 2
PERSONALIDADE E SEUS ASPECTOS BIOLOGICOS 3
APROXIMAÇÃO, INIBIÇÃO E REGULAÇÃO 5
SISTEMA DE INIBIÇÃO COMPORTAMENTAL 5
SISTEMA DE INACTIVAÇÃO BIOLÓGICA 5
HORMONAS SEXUAIS E EXPERIENCIA 6
EFEITOS MEDIADORES DA BIOLOGIA 6
DISCUSSÃO DO GRUPO 7
CONCLUSÃO 8
BIBLIOGRAFIA 9
INTRODUCAO
Como a maioria dos temas em Psicologia, o senso comum “usa e abusa” da palavra personalidade, que exerce grande fascínio sobre os leigos. Ela é usada de diferentes maneiras: ora para designar habilidades sociais (a capacidade de tomar decisões rápidas, por exemplo), ora para se referir a impressão marcante que alguém causa a partir de uma característica considerada como central (a timidez, a inteligência etc.).. Personalidade é a organização dinâmica dos traços no interior do eu, formados a partir dos genes particulares que herdamos, das existências singulares que suportamos e das percepções individuais que temos do mundo, capazes de tornar cada individuo único em sua maneira de ser e de desempenhar o seu papel social.
PERSONALIDADE E SEUS ASPECTOS BIOLOGICOS É muito difícil dar uma definição da personalidade, pois o seu conceito vária de autor para autor.(1)
Personalidade refere-se à constelação singular de traços de comportamento consistentes de um individuo. (2)
Allport (1937) a personalidade de um individuo consiste na organização dinâmica dos sistemas psicofísicos que determinam o seu comportamento e pensamento característico. Já para os behavioristas, o conceito de personalidade tem a sua origem na frequência de comportamentos de um individuo, ocorridos durante um período de tempo e numa gama de situações deferentes o que faz do mesmo essencialmente um sistema de hábitos e de impulsos que fazem com que a pessoa responda de um modo semelhante e característico nas diversas situações. (3)
Sheldon a personalidade é a organização dinâmica dos aspectos cognitivos, afectivos, conativos, fisiológicos e morfológicos do indivíduo.