Genética , avanços da biotecnologia etc
- Genética é a ciência cujo objeto é a herança biológica, isto é, a transmissão dos caracteres morfológicos, estruturais, fisiológicos, bioquímicos e até de comportamento de uma para outra geração de seres vivos de uma espécie. Dada a íntima relação que mantém com outras áreas do conhecimento, a genética é uma ciência multidisciplinar. Seu método é basicamente o mesmo das demais ciências experimentais: a observação e a experimentação, com vasta aplicação de técnicas tomadas de empréstimo à química, à matemática, à estatística, à física, à microbiologia e demais ciências.
2 _ Definir gene :
- Gene nada mais é que um: Segmento de Dna que produz uma cadeia polipeptídica e inclui regiões que antecedem e que seguem a região codificadora, bem como sequências que não são traduzidas (íntrons) que se intercalam aos segmentos codificadores individuais (éxons) , que são traduzidos.
3 _ Diferenciar genótipo de fenótipo :
- A diferença é que fenótipo é o conjunto dos caracteres que se manifestam visivelmente em um indivíduo e que exprimem as reações do seu genótipo (isto é, de seu patrimônio hereditário), diante das circunstâncias particulares de seu desenvolvimento e em face de seu meio. E genótipo , é conjunto dos genes de um indivíduo. Sendo assim, podemos dizer que o genótipo, que é o conjunto dos genes, condiciona os fenótipos totais, que é o das variáveis condicionadas pelos genes. Genótipo vem do gen, Fenótipo vem do meio em que se vive.
4 _ Genética x Ambiente ( Falar sobre a influência da genética e do ambiente social na determinação das caracteristicas dos individuos ) : - A abordagem biológica, por natureza concentra-se nos processos internos associados com a fisiologia e com a genética. Por mais importantes que esses processos sejam no entendimento da personalidade, eles não são a única fonte de influência. A personalidade de cada indivíduo representa uma combinação regular de fatores genéticos e de experiências de vida.