administração despesas e custos
Despesa, para a contabilidade, é o gasto necessário para a obtenção da receita.
A despesa esta presente nos setores administrativos, financeiro, comercial e marketing.
O material de limpeza para limpar o setor de fabricação é custo, mas para limpar o setor administrativo é despesa. Portanto, despesa diz respeito (de uma forma genérica) aos gastos com a manutenção das atividades da entidade.
Cada componente que fora custo no processo de produção na baixa, torna-se despesa.
A mercadoria adquirida pela loja comercial provoca um gasto, um investimento, que se transforma numa despesa no momento do reconhecimento da receita trazida pela venda sem passar pela fase de custo.
No Brasil, as despesas de entidades privadas e com fins lucrativos são demonstradas na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade logo abaixo do Lucro Liquidon Operacional.
A Despesa Pode Ser Classificada Como:
Despesa Operacional: São as despesas não computadas nos custos, necessárias à atividade da empresa e a manutenção da respectiva fonte produtora.
Despesa Não Operacional: São aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa.
CUSTOS
“Custo é a soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção, de modo a coloca-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtor ou na prestação de serviços que façam parte do objeto social da entidade, ou realizados de qualquer outra forma.”
Desta forma, custo é o valor gasto com bens e serviços para a produção de outros bens e serviços. Ex.: Matéria prima, salários, energia aplicada na produção de bens, e encargos do pessoal da produção.
Principais Métodos de Custos
Custo Por Absorção: É o