Trabalho BDI
METODOLOGIA DE CALCULO DA TAXA DO BDI E CUSTOS DIRETOS PARA A ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Tubarão/SC
2015
Vinicius piucco gazola
METODOLOGIA DE CALCULO DA TAXA DO BDI E CUSTOS DIRETOS PARA A ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial para aprovação na matéria de Custos e Planejamentos de obras.
Prof. Walter Oliver 1. Introdução
Quando é solicitado a um profissional ou a uma empresa construtora um orçamento para a execução de obra, seja residencial, comercial, industrial ou pública, a primeira coisa a ser feita é ter os projetos em mãos e levantar as quantidades dos materiais, verificar os equipamentos necessários e dimensionar a mão de obra a ser utilizada.
Mediante as especificações constantes dos projetos (arquitetônico, instalações elétricas e hidráulicas, ar-condicionado, paisagismo, etc.) pesquisar os preços no mercado e calcular o seu custo.
Existem no mercado programas de computador que ajudam a levantar esses custos, , mas esses programas em geral só calculam os custos e não os orçamentos como iremos explicar mais adiante.
Existem também publicações com uma extensa lista de composição de custos unitários dos serviços de edificações e custos unitários por m2 de edificações para construções habitacionais ( nove modalidades), comerciais e industriais, em vários estados do Brasil, mas todos eles são custos e não preços.
Para que esses dados se transformem em orçamento, ou preço de venda, é necessário adicionar o BDI que são as despesas indiretas do construtor ou do profissional responsável pela obra, os encargos financeiros, os tributos federais e municipal e a remuneração ou lucro que precisa ter para assumir a responsabilidade da execução.
2 - SIGNIFICADO DO BDI
2.1 - O uso da sigla BDI ou LDI
- Alguns órgãos da