Trabalhos acadêmicos
Por Maçahico Tisaka
Ex Presidente do Instituto de Engenharia
ATUALIZAÇÃO 2009
Este trabalho elaborado em 2004, e aprovado pelo Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia em 30.08.2004, destina-se originalmente aos orçamentistas de empresas públicas e privadas na elaboração de orçamentos para a construção e reforma em todo o território nacional.
Tendo em vista as mudanças havidas em alguns critérios e nos valores de impostos e tributos, e também com base na experiência e comentários feitos ao trabalho original, o autor elaborou a presente revisão e atualização deste Documento Técnico do Instituto de Engenharia.
CÁLCULO DA TAXA DO BDI - BENEFICIO E DESPESAS INDIRETAS
1 - PRELIMINARES
Quando é solicitado a um profissional ou a uma empresa construtora um orçamento para a execução de obra, seja residencial, comercial, industrial ou pública, a primeira coisa a ser feita é ter os projetos em mãos e levantar as quantidades dos materiais, verificar os equipamentos necessários e dimensionar a mão de obra a ser utilizada.
Mediante as especificações constantes dos projetos (arquitetônico, instalações elétricas e hidráulicas, ar-condicionado, paisagismo, etc.) pesquisar os preços no mercado e calcular o seu custo.
Existem no mercado programas de computador que ajudam a levantar esses custos, , mas esses programas em geral só calculam os custos e não os orçamentos como iremos explicar mais adiante.
Existem também publicações com uma extensa lista de composição de custos unitários dos serviços de edificações e custos unitários por m2 de edificações para construções habitacionais ( nove modalidades), comerciais e industriais, em vários estados do Brasil, mas todos eles são custos e não preços.
Para que esses dados se transformem em orçamento, ou preço de venda, é necessário adicionar o BDI que são as despesas indiretas do