Biotecnologia
Histórico
A biotecnologia é utilizada desde a antiguidade, na produção de bebidas e pães, mas este era um processo muito artesanal. Hoje a biotecnologia utiliza técnicas e materiais de ultima ponta, com o aparecimento de estudos em microbiologia (fermentação de bebidas) e biologia molecular (cultura de tecidos), o conhecimento em manipulações de microrganismos e genes tornou possível a produção de diversos alimentos industrializados e de medicamentos. Temos como exemplo a insulina, que são produzidas por bactérias geneticamente modificadas.
Área de conhecimentos
A biotecnologia é formado por conhecimento das áreas de microbiologia, bioquímica, genética, biologia molecular, química e informática. A informática ajudou muito na evolução das técnicas permitindo a automação, mostrando que a tecnologia e a ciência, quando trabalham juntas, trazem muitos benefícios á todos.
Benefícios
Muito do que comemos e utilizamos como medicamentos são obras da biotecnologia. Na agricultura, é utilizada em grande escala a produção de organismo transgênicos: adição de um gene que codifica uma característica de interesse no genoma de outra planta. Este gene pode ser de