Biotécnologia
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
BIOTECNOLOGIA
Andréa Taciane Breunig Becker
Daniela Avila
Elias Trindade
Eliandra Fortes
Tailane de Licória
Professora: Faride Curi
Caxias do Sul, 11 de abril 2014
INTRODUÇÃO
A Biotecnologia é considerada como a aplicação técnica que utiliza meios biotecnológicos. Isto vem sendo usado desde os tempos mais antigos, como por exemplo, a criação do fermento em 6.000 a.C.
Mas somente no século dezessete, teve se a teoria comprovada que a fermentação é causada por microrganismos. Com a comprovação mais tarde em meados de 1880 surge o processo de fermentação industrial.
Mas a principal alavanca da biotecnologia se dá em 1928 com a descoberta da penicilina, o que permitiu a criação de milhões de antibióticos, já em 1953 a biotecnologia passou a atuar também no setor genético.
Com esse contexto histórico concluímos que o uso da biotecnologia foi necessário para a produção de medicinas, alimentos e muitas criações que aprimoraram a vida dos seres vivos até hoje.
CONCEITO
A Biotecnologia é tecnologia baseada na biologia (vida), especialmente quando usada na agricultura, ciência dos alimentos e medicina.
A biotecnologia engloba as diferentes técnicas de utilização dos seres vivos, as células podem proceder de plantas ou animais, em processos de produção, como por exemplo, as enzimas. Se usarmos num sentido mais amplo, o uso da biotecnologia é realmente muito antigo e vem sendo usada nos processos para fabricação de vinho, de queijo, da cerveja; estes alimentos, assim como o pão, utilizam as propriedades de microrganismos para sua elaboração.
A biotecnologia hoje é a ciência da vida com tecnologia de ponta, não existe como uma disciplina isolada, tratando-se de um campo multidisciplinar emergente, envolvendo uma grande variedade de áreas cientificas distintas, entre as quais a biologia (base de onde parte tudo), a genética (células e moléculas – DNA),