Biotecnologia
ALUNO: LIZANDRA LIMA
PROFESSORA: MÔNICA
SÉRIE: 2º ANO E.M.
TRABALHO DE GEOGRAFIA
BIOTECNOLOGIA
CALDAS NOVAS
2012
DESENVOLVIMENTO
O que é biotecnologia ?
Biotecnologia é tecnologia baseada na biologia, especialmente na agricultura, ciência dos alimentos e medicina.
A Convenção
Biológica da ONU possui uma das muitas definições de biotecnologia:
quando usada sobre
Diversidade
A definição ampla de biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. Nesta definição se enquadram um conjunto de atividades que o homem vem desenvolvendo há milhares de anos, como a produção de alimentos fermentados
(pão, vinho, iogurte, cerveja, e outros). Por outro lado a biotecnologia moderna se considera aquela que faz uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA recombinante.
A
biotecnologia combina disciplinas tais como genética, biologia molecular, bioquímica, embriologia e biologia celular, com a engenharia química, tecnologia da informação, robótica, bioética e o biodireito, entre outras.
Por milhares de anos, os seres humanos têm utilizado cruzamentos seletivos para melhorar a produção de colheitas e do gado para usá-los como alimento. Na criação seletiva, os organismos com características desejáveis são acasalados para que produzam descendentes com as mesmas características. Por exemplo, esta técnica foi usada com o milho para produzir colheitas maiores e mais doces.
No início do século XX os cientistas obtiveram uma maior compreensão da microbiologia e exploraram formas de fabricação de produtos específicos. Em 1917, Chaim Weizmann usou pela primeira vez uma cultura microbiológica pura em um processo industrial, o da fabricação de amido de milho com Clostridium acetobutylicum, para produzir acetona, que o Reino
Unidodesesperadamente precisava para a fabricação de explosivos durante a Primeira Guerra
Mundial.
A biotecnologia também levou ao