Biotecnologia
Biotecnologia é tecnologia baseada na biologia, especialmente quando usada na agricultura, ciência dos alimentos e medicina. A definição ampla de biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. Nesta definição se enquadram um conjunto de atividades que o homem vem desenvolvendo há milhares de anos, como a produção de alimentos fermentados (pão, vinho, iogurte, cerveja, e outros). A biotecnologia combina disciplinas tais como genética, biologia molecular, bioquímica, embriologia e biologia celular, com a engenharia química, tecnologia da informação, robótica, bioética e o biodireito, entre outras.
A biotecnologia também envolve uso das técnicas do DNA recombinante (isolamento, caracterização e transferência de genes), para produzir indivíduos transgênicos portadores de características consideradas desejáveis pelo homem. Enquadram-se também dentro da biotecnologia as técnicas de cultivo de células e tecido, para micro propagação, a limpeza clonal, a produção de fármacos, enzimas, hormônios, vacinas e de outros produtos químicos bioconvertidos. Além disso, há quem inclua, ainda as técnicas de sequencialmente do DNA e as de clonagem de seres vivos, com o objetivo de realizar a "cópia" de indivíduos identificados com os portadores de características que devem ser perpetuadas (exemplo: animais considerados excepcionais no que tange a sua capacidade produtiva de ovos, de carne ou de leite).
Desenvolvimento
Atualmente, os meios de comunicação têm divulgado inúmeras descobertas atribuídas ao uso de tecnologias avançadas associadas à biotecnologia. Alimentos transgênicos, modificados geneticamente, clonagem e tantas outras descobertas associadas ao tema predispõe a cada dia a necessidade de se saber pelo menos do que se trata essa tal biotecnologia.
Não devemos pensar, entretanto, que a biotecnologia é uma prática que exija o uso de computadores e sequenciadores de DNA, muito pelo