Portugues
Engenharia Genética (A Ciência da Vida).
A Engenharia Genética é o termo usado para descrever algumas técnicas modernas em biologia molecular que vem revolucionado o antigo processo da biotecnologia.
A Biotecnologia envolve manipulação do processo biológico natural de microrganismos, plantas e animais. O homem tem feito uso da biotecnologia há centenas de anos, para fins como: a forma do pão, a cerveja e queijo por exemplo. Entretanto, as técnicas modernas da biologia molecular, em particular a engenharia genética, têm apresentado novas possibilidades, principalmente a nível industrial.
Através desta nova ciência é possível a manipulação do DNA, ou seja, do ácido desoxirribonuclético que existe nas células dos seres vivos e assim recombinar genes, alterando-os, trocando-os ou adicionando genes de diferentes origens e criando novas formas de vida. A engenharia genética possibilita: mapear o sequenciamento do genoma das espécies animais, incluindo o ser humano (Genoma Humano) e dos vegetais; a criação de seres clonados (copiados); desenvolver a terapia genética e produzir seres transgênicos.
No mapeamento do sequenciamento genômico o Genoma Humano após muitos anos de estudos e de muito investimento que envolveu EUA, Reino Unido, França, Japão etc, chegou a seu primeiro resultado com o Projeto Genoma o qual diz que não temos tantos genes quanto imaginávamos; temos o mesmo número que o milho e o dobro da mosca-das-frutas. Isto põe uma ducha de água fria na tese daqueles que pensam que o ser humano é superior a todos as outras formas de vida do nosso planeta. De outro lado, reforça a tese de alguns de que somos iguais a todos os animais, diferenciando-se apenas em algumas formas de desenvolvimento de partes do corpo, como o cérebro, o que não quer dizer nada em termos biológicos. Esses resultados do Projeto Genoma levam a concluir que o ser humano deve ter mais humildade zoológica e assim passar a tratar os demais seres