Comportamento desviante, alguns apontamentos
A Criminologia como disciplina autónoma de saber científico → os criminólogos dizem-se empiristas ao cultivarem um saber fundado na observação e na experimentação, excluindo do discurso criminológico a mera especulação. O Método Científico enquanto processo explícito e ordenado de verificação de hipóteses (teorias) → uma teoria pode ser definida como sistema de proposições verificáveis, servindo para descrever um fenómeno, explicá-lo e torná-lo inteligível. A Criminologia Contemporânea não se reduz a uma teoria ou teorias de escolas opostas, mas a uma diversidade de teorias, procurando cada uma delas conhecer um dado aspecto do fenómeno criminal
Comportamento Desviante
• Conceito que permite ligar uma série de fenómenos/ comportamentos que têm em comum o facto de transgredirem a norma. • Conceito de DESVIANTE nasceu na sociologia • Relativo em função do tempo e do espaço ex: época histórica Desvio/ Desviância = consiste na transgressão de uma norma social conjunto de comportamentos e situações que violam as normas a que os membros de um grupo/ sociedade se vinculam a ponto de punirem quem as viola.
Normal vs Patológico
Normal = perpendicular, que não pende nem à direita nem à esquerda e que se situa precisamente no meio. Domínio do dever ser o normal é sinónimo de bom ou justo (juízo de valor acerca de uma acção) é normal o que se verifica na maioria dos casos de Domínio do ser uma determinada espécie, ou o que correspondente à média ou à moda de uma característica mensurável (algo factual quantitativo)
Evolução no olhar entre o Normal e o Patológico: 1º Momento o patológico é visto como sendo qualitativa e radicalmente diferente do normal Ex: na medicina pré-moderna a doença era tida como uma entidade exterior, como algo que tinha uma origem diferente do estado são = a doença e a saúde são tidas como estados fisiológicos qualitativamente diferentes 2º Momento o patológico é visto como sendo quantitativamente diferente do normal Ex: