educação infantil
A IMPORTANCIA DAS BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
VILA VELHA
2012
FACULDADE NOVO MILÊNIO
DANIEL ALVES MOREIRA
A IMPORTANCIA DAS BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado à disciplina de “Metodologia Científica”, do curso de Pegagogia da Faculdade Novo Milênio para obtenção de nota parcial, sob a orientação do Professor Florêncio Augusto Filho.
VILA VELHA
2012
INTRODUÇÃO
O artigo trás uma pesquisa visando mostrar a importância das brincadeiras para crianças em idade pré-escolar. Experiências mostram que é necessário discutir o assunto nas escolas de educação infantil para que se descubra, tanto as necessidades, quanto as possibilidades das crianças, entendendo que, as brincadeiras tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento global da criança, e em especial a atenção, memória e concentração.
A IMPORTANCIAS DAS BRINCADEIRAS DURANTE A INFÂNCIA
Durante muito tempo, pais e professores entendiam que o brincar servia apenas para preencher a vida da criança, principalmente nos momentos considerados vagos, elas deveriam brincar para não ficarem ociosas, e até mesmo não atrapalharem os adultos em suas ocupações.
Estudos vem comprovando que precisa-se mudar este olhar para as brincadeiras, como “coisa fútil”, sem importância, permitida ao que não tenha o que fazer ou na melhor das hipóteses servir como entretenimento.
A ciência, ao exercer um olhar argumentativo sobre as brincadeiras das crianças começa a perceber que, o pensamento da criança esta em perfeito desenvolvimento nesta hora, porquanto brinca de faz de conta, retrata e vive os papeis dos pais, do médico, amigos e têm preferência em viver papéis de pessoas que admirem, e nisto descobrem a vida em sociedade, lidam com o ciúme, com a inveja, e também com os carisma e admiração dos personagens observados no dia a dia.
Os jogos infantis trabalha o