Educação infantil e suas especificidades
"A especificidade da Educação Infantil como garantia do direito de viver a infância e não como a "antecipação da escola". Neste viver sua infância deve estar presente o brincar, o pesquisar, o interagir, o lúdico, o imaginário, o contato com a natureza em ambiente amplo, seguro e estimulante, permitindo o desenvolvimento das capacidades de expressão em múltiplas linguagens, sentimentos, desejos, emoções, curiosidade e o movimento constituindo sua identidade cultural, racial e religiosa." Prof. Elisabeth Hulsmann Bauer de Oliveira. Observamos que a educação é função de todos, não só da escola, mas também da família e das pessoas que convivemos. O "educar" e o "cuidar" na educação infantil andam simultaneamente à organização de atividades que garantem às crianças o direito de brincar.
Palavras chave: Educação infantil; educar; cuidar.
1 INTRODUÇÃO
Esse relatório é o resultado de um estudo sobre a Educação Infantil e suas especificidades. Este estudo buscou melhor explicitar o reconhecimento e o tratamento dado a docência na Educação Infantil. Foram analisados alguns documentos, utilizando-os como instrumentos metodológicos. Através de tal análise foi possível abordar um modelo ideal de docência, reconhecendo as especificidades da atuação na Educação Infantil e o preparo para atuar com crianças de 0 a 6 anos.
Esse estudo colaborou para que educadores da área percebam que não há como se pensar em uma proposta pedagógica para Educação Infantil, sem levar em consideração os reais interesses da criança e sua atividade principal na infância que é a brincadeira.
2 DESENVOLVIMENTO
Uma criança é um ser humano no início de seu desenvolvimento, embora já seja um sujeito de direitos e não um vir a ser. Assim deve ser respeitado como indivíduo observando-se especialmente os princípios éticos, políticos e estéticos. O educador deve a princípio fazer uma leitura dos seus alunos, observando suas