Educação infantil e suas especificidades
SUMÁRIO REFERÊNCIAS 10
6 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Através deste trabalho iremos analisar a importância dos direitos da criança e do adolescente na educação do Brasil, Hoje falamos muito em nossa sociedade sobre crianças, especialmente sobre as violências causadas a elas em geral, quer sejam físicas e/ou emocionais, este trabalho tem por objetivo discutir de forma crítica e reflexiva sobre o atendimento que são dados às crianças e adolescentes em creches e escolas públicas de ensino.
A educação é um termo que sempre foi muito discutido pelas pessoas, pois ela inicia desde o nascimento da criança e vai até a morte. O ser humano nunca para de aprender e em todos os setores da vida das pessoas o termo educação é empregado, tanto faz na casa, no trabalho, na igreja, na escola, ou seja, em qualquer repartição que as pessoas frequentam ocorre a educação. Por isso iremos tratar sobre a qualidade de ensino que esta, vem sendo ofertada as nossas crianças nos dias da nossa atualidade e se os direitos pautados na Constituição estão sendo respeitados.
EDUCAÇÃO INFANTIL
A referência à educação infantil aparece pela primeira vez na legislação brasileira por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 4024/61), que promove a inserção no sistema educacional dos jardins de infância e assim declara no artigo 23:
A educação pré-primária destina-se aos menores de até 7 anos, e será ministrada em escolas maternais ou jardins de infância;
Em 1971 tivemos a aprovação de mais uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 5692/71), e em sua redação encontramos o seguinte texto: “os sistemas valerão para as crianças de