Português - Obra Suor - Jorge Amado
ACADÊMICA: CURSO: LETRAS
DISCIPLINA: ERA MODERNISTA E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
PROFESSORA: SEMESTRE: 7° SEMESTRE
ANO LETIVO: 2012/1
Análise da obra literária
Título da obra: Suor
Autor: Jorge Amado
Impressões de leitura
Tema e enredo da história:
A obra conta a história de vários moradores de um prédio, onde todos vivem em péssimas condições em um lugar quente e muito abafado, são mais de 160 quartos e mais de 600 moradores, até mesmo o quintal é dividido para rápidas hospedagens. O livro não se prende a uma história somente, cada capítulo conta a história de um personagem, nesse prédio vivem prostitutas, negros, tuberculosos, velhos, novos, mendigos e sonhadores.
Linda é uma das sonhadoras e também personagem de destaque, sempre foi criada pela dona Risoleta e nunca precisou trabalhar, sonhava em se casar com um homem rico e bonito, porém sua vida tomou novos rumos quando dona Risoleta foi para o hospital. Então ela passou a se sustentar e participar de campanhas como as diretas já, pois fazia parte do partido de esquerda junto com o espanhol anarquista que vivia no prédio e Artur, um homem que trabalhava com propagandas.
O livro conta também a história da prostituta, que ainda moça viu sua vida transformada pela prostituição, tinha tudo que uma moça sempre quis ter, mas quando envelheceu já não conseguia mais programas e muitas vezes se vendia para poder comer.
Cabeça é o mendigo que vive na escada suja e escura do prédio, ganha dinheiro pedindo esmolas e toda a comida que consegue divide com o rato. Um dia Cabeça vai parar no hospital por causa de uma enorme ferida que tinha no pé e devido a falta de higiene a vigilância sanitária decide visitar o prédio, os ratos, baratas e as péssimas condições de moradia geram uma grande multa ao dono do prédio, revoltado ele decide dividir o valor da multa com os moradores. Mas Isaac, Álvaro e Henrique não aceitam e organizam uma greve no