Engenharia Elétrica em PB
O curso de Engenharia Elétrica no campus Pato Branco veio da Engenharia Industrial Elétrica e a mesma se formou após outros cursos de eletrônica ou eletrotécnica.
Como a economia do município foi alterando o seu perfil com a expansão nos setores de eletrônica, energia, comunicação e prestação de serviços, ou seja, uma expansão na área tecnológica o qual acarretou na abertura de mais vagas para engenheiros eletricistas. Logo o curso não apenas beneficia a economia, mas também beneficia a região com mais profissionais da área.
Outro destaque, sobre os benefícios do curso de Engenharia é a lei de incentivo fiscal, a Lei nº 15.634 de 27/09/2007, que estabelece: “estabelecimentos que industrializem produtos eletroeletrônicos, de telecomunicação e de informática, localizados nos Municípios de Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, municípios com funcionamento, nesta data, de Universidades Federal Tecnológica, fica outorgado o seguinte tratamento tributário em relação ao Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS”. Assim diminuindo o imposto para industrias de produção de eletrônicos ou afins.
Como o Polo de Tecnologia do Sudoeste do Paraná (POLITEC) é contíguo UTFPR, junto ao Centro Tecnológico Industrial do Sudoeste Paranaense (CETIS), há uma transferência de tecnologia do meio acadêmico para indústrias da região e outras. A partir da criação do Polo de Tecnologia a UTFPR- campus Pato Branco desenvolve diversas ações para criar uma infraestrutura adequada para auxiliar empresas do setor eletroeletrônico com interesse em desenvolvimento de produtos e soluções de problemas relacionada a Engenharia Elétrica e ao processamento eficiente de energia pensando na sustentabilidade.
O curso foi criado com objetivos e missão:
i. Objetivo do Curso: “Formar o engenheiro para o mercado de