planejamento estratégico
Introdução
O novo mercado velozmente mutante, com um número cada vez maior de concorrentes, avanços tecnológicos, consumidores infiéis, tem levado as organizações a reformularem suas estratégias e objetivos, passando por um profundo processo de transformação e de aprendizado. As organizações estão adotando uma postura mais competitiva diante destes vastos desafios globais, tecnológicos, econômicos e sociais, buscando uma forma mais adequada para sua sobrevivência e longevidade frente ao mercado. Diante deste contexto, assume grande importância o planejamento estratégico nas organizações, pois este proporciona não só maior flexibilidade de ajuda às empresas, como também a antecipar-se e a responder, com rapidez, às mudanças ambientais.
1. O que é o Planejamento Estratégico?
O conceito de estratégia nasceu das situações de concorrência: guerras, jogos e negócios. A realização do objetivo significa anular ou frustrar o objetivo do concorrente, quando se trata de inimigo ou adversário. Porém na atualidade a estratégia abrange tanto situações de concorrência como de colaboração. Empresas concorrentes fazem alianças estratégicas para ganhar vantagens e assegurar sua sobrevivência, por exemplo.
Os primeiros conceitos e técnicas da administração estratégica chegaram as empresas no início do século XX por Pierre du Pont e Alfred Sloan.
Nos anos 60, começou a transição do conceito de política de negócios para planejamento em longo prazo e então para estratégia corporativa e planejamento estratégico. Foi criada a sigla SWOT, que passou a ser símbolo do procedimento básico para o planejamento estratégico: Strenghts (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades), Thereats (ameaças).
Diversos autores continuaram a pesquisa e a produção de conceitos sobre a administração estratégica na transição para o terceiro milênio. Na atualidade, estratégia empresarial é uma ideia com diversos significados: ambiente, longo prazo,