Educação infantil e infancia
Súélen R. Weinfurer da Silva
Profª
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED-4671) – .
07/07/09
RESUMO
A Educação Infantil e a Infância nos remete a vários acontecimentos que cercam os pequenos seja à assistência e às políticas para tratá-los ou sua rotina nos âmbitos educacionais que ao longo dos tempos se modificam com constituição e a difusão de instituições de educação infantil, trazendo elementos para reflexão acerca das recentes discussão dessas políticas e das práticas atuais tendo como base sua história. Palavras-chave: Infância; Educação; Crianças.
1 INTRODUÇÃO
A importância da história para a formação do profissional de educação, é a dinâmica da sólida formação teórica que permitirá ao profissional trazer das abstrações um alimento para a prática cotidiana, com base na reflexão e no pensamento crítico. Ou seja, a história é dinâmica, exigindo pesquisas sistemáticas, crítica às fontes de investigação, e ainda demanda procedimentos próprios. O levantamento da história da educação ainda na infância, é instigante no que diz respeito à história das instituições de educação infantil, bem como a difusão das creches e jardins-de-infância ocorridas em diversos países no final do século passado e início deste século, que com o passar do tempo deixa claro a assistência à infância que, congrega e articula interesses de caráter muitas empresariais ou políticos.
Quanto às concepções pedagógicas expressas nas instituições de educação infantil, importantes reflexões, na pedagogia e rotinas no dia a dia de um jardim-de-infância sendo necessário haver uma proposta educativa para as crianças de varias classes sociais de modo a socializar as relações no convívio coletivo.
Com a exigência do atual momento histórico, vários são os fatores sócio-culturais que permitem a compreensão da atual conjuntura em que estão inseridas as instituições educativas que devem atender as crianças de 0 à