Educação infantil e ensino secundario no seculo xix
Tema: EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO SECUNDÁRIO NO SÉCULO XIX
Introdução:
Os dois textos a serem abordados falam sobre a educação brasileira no século XIX, suas reformas a contribuição para o trajeto relacionado ao ensino no Brasil. Apontam mudanças significativas para a educação da infância, com instituições criadas para menores de 05 anos (Creches , salas de asilos e outras instituições educacionais).
Em relação ao ensino secundário, a partir do século XIX, permitiram apurar que tal modelo educacional sofreu inúmeras modificações, porém nota-se que estas mudanças foram direcionadas para atender a classe elitista.
1-Objetivo:
O objetivo desse seminário é relatar a trajetória das instituições educacionais do século XIX, para compreender as temáticas. Refletir sobre a necessidade de estudos direcionadas a compreender a construção histórica da educação neste país, logo depois analisar quais foram às necessidades que impulsionara as reformas.
2- Conteúdos e procedimentos metodológicos:
Falaremos sobre a biografia dos autores dos textos estudados, no texto Kuhlmann, abordaremos as seguintes intens.:
A EDUCAÇÃO INFANTIL NO SÉCULO XIX
1-Escola Primária
As crianças menores de 05 anos acompanhavam seus irmãos mais velhos a escolas, com o regulamento elas passam a serem admitidas de uma maneira mais formal. Devido essas tendências ocorre a criação das creches, salas de asilo e outras instituições educacionais destinadas a atender as crianças menores de 05 anos,
2-Jardim das Crianças
Que o primeiro colégio no Brasil, não era para todos e neste mesmo ano, na Bahia, a Assembleia discutia um projeto para criação do Jardim de Infância. Dessa discussão, alguns anos depois, surge o jardim de Infância da escola americana. Segundo os estudos, Rui Barbosa considerava o jardim de infância como primeiro estágio do ensino primário visando o desenvolvimento harmônico da criança.
3-Cheche no Brasil
O médico manifesta o intuito de