Como a escola deveria se adapta as mudanças
Doutora em Educação pela PUC ‐ RJ
PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO
Aula 3 Brasil Século XX
Brasil Século XX
Vamos fazer uma breve retrospectiva para compreendê‐lo melhor?
Do ponto de vista da organização escolar segundo a periodização do autor (SAVIANI) Chegada do jesuítas em 1549, até 1759 quando são expulsos pelo Marques de Pombal; Próximo período: pedagogia pombalina de 1759 a 1827. Primeiro esboço de uma educação publica estatal.
O Alvará de 1759 determinou o fechamento dos colégios jesuítas e instituiu as Aulas Régias; Criou‐se em 1772 o subsidio literário para pagar o salário do professor; Esta era a única responsabilidade do Estado, além de determinar as diretrizes curriculares.
O professor régio tinha esse nome porque era nomeado pelo rei, após concurso público; O Estado, contudo, deixa a cargo do professor providenciar infraestrutura e os recursos pedagógicos para ensinar; As escolas (primeiras letras) eram geralmente suas próprias casas.
EXEMPLOS DE ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS
http://portfoliodigital04.wordpress.com/ser‐professor/
As classes deixam de ser seriadas como na época dos jesuítas, ou seja, separadas por faixa etária e nível de conhecimento e voltam a ser “avulsas”; O professor ministra aulas para uma turma de alunos de diferentes faixas etárias e níveis de conhecimento.
Embora a Constituição Imperial tenha determinado que a Instrução Pública era direito de todo cidadão, na prática isso não ocorre; O Ato Adicional de 1834 delegou às Províncias a responsabilidade pelas escolas primária e secundárias.
Jan Havickszoon Steen século XVII
FILME
Educação no Brasil imperial
Estando sob a responsabilidade das Províncias, o ensino ganha características regionais muito particulares e deixa de ser escola pública nacional; A escola continua no espaço privado, a saber: a própria casa do professor.
Nikolay Petrovitch