A doença do escrivão e dedo em gatilho
A Doença do Escrivão e Dedo em Gatilho são duas doenças que são adquiridas no trabalho. Caracterizam por contrações musculares involuntárias desencadeadas por determinados movimentos como escrever, tocar piano, violino, saxofone, jogar golfe ou digitar . Em alguns casos a distonia pode afetar mais de uma função da mão.
DOENÇA DO ESCRIVÃO/ CÃIBRA DO ESCRIVÃO
“A cãibra do escrivão é uma distonia focal relacionada ao ato de escrever . Faz parte do grupo das distonias ocupacionais, que se caracterizam por contrações musculares involuntárias desencadeadas por determinados movimentos como escrever, tocar piano, violino, saxofone, jogar golfe ou digitar . Em alguns casos a distonia pode afetar mais de uma função da mão.
Há dois tipos de cãibra do escrivão – a simples, que ocorre somente quando se realiza uma função – como escrever – e a cãibra distônica – presente em mais de uma atividade, como usar talheres, pentear-se, digitar.
SINTOMAS
Os sintomas da cãibra do escrivão ocorrem assim que a pessoa segura a caneta ou após escrever algumas palavras – apreensão da caneta é extremamente forte, o punho se flexiona ou estende e uma postura de elevação de cotovelo e do ombro acompanha o ato da escrita, que se transforma numa tarefa cansativa, imprecisa, lenta e até mesmo dolorosa. Os sintomas podem iniciar desde a adolescência até os 50 anos, são unilaterais ou bilaterais e ocorrem tanto em homens quanto em mulheres. É considerada uma doença crônica, com prognóstico difícil de ser definido. Sua causa é uma função anormal dos gânglios da base, neuronais situadas profundamente no cérebro e encarregadas de regular os movimentos. O diagnóstico é clínico, não se observando lesões visíveis nos exames de neuro imagem, como a ressonância magnética – o que ocorre é um erro da programação motora, pouco se conhecendo estruturas neuronais situadas profundamente no cérebro e