Logistica
Aula-tema: Logística Integrada.
Curso Tecnológico em Logística
Gestão de Custos Logísticos
Como se sabe, a logística deixou de ser um termo ligado somente a transportes de mercadorias há muito tempo, pois atualmente, a logística envolve uma grande variedade de setores de uma empresa, como o Nível de Serviço, Transporte e Processamento de Pedidos, Manutenção de Estoque, Armazenagem, Suprimentos, Embalagem de Transporte, Movimentação de Materiais, Manutenção de Informações e sendo um dos mais importantes, a Gestão de Custos, que visa auxiliar empresas a melhorar seu nível de serviço reduzindo custos das operações necessárias.
A gestão destes custos é feita através do planejamento de custo ou do pré-cálculo de custo, pois eles permitem determinar os padrões de custo de produção ou produto. O papel do gestor é a responsabilidade pelo percurso que o produto e/ou matéria-prima fazem até chegar ao cliente como produto final e as informações e processo envolvidos.
Os custos logísticos são divididos entre Fixos (que são as despesas necessárias para o bom funcionamento da empresa, independentemente do valor das vendas) e Variáveis (que são as despesas em função das vendas realizadas). Os principais custos são transportes; manutenção de estoques; processamento de pedidos.
Estas atividades são consideradas primarias porque ou elas contribuem com a maior parcela do custo total ou elas são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística, que detalhamos a seguir:
Transporte: para a maioria das empresas, o transporte é a atividade mais importante, simplesmente por que ele é a mais visível e também porque ela é essencial. Nenhuma empresa pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias primas ou de seus produtos acabados. A administração da atividade de transporte geralmente envolve decidir-se quanto ao método de transporte, aos roteiros e à utilização da capacidade dos veículos.
Manutenção de Estoque: