resumo de historia da educação para AP2
Aula 12: As condições de trabalho docente nos diferentes tempos históricos - século XX
Objetivos: Demonstrar como o trabalho docente se efetivou no século XX, de acordo com as mudanças econômicas, políticas e sociais. Identificar as condições do trabalho docente no século XX.
Nota: O homem sempre planeja o trabalho que executa e também, por meio do trabalho, modifica a Natureza e a sociedade.
Como se efetivou o trabalho docente, a partir do desenvolvimento do capitalismo, no século XX? Esse trabalho incorporou todos esses aspectos da sociedade capitalista industrial? Vários autores, ao analisarem o trabalho do professor no século XX, o consideram uma atividade intelectual que mantém um forte vínculo com o Estado porque, com o aparecimento do capitalismo, separa-se a sociedade civil do Estado e o ensino passa a ser visto como dever do Estado. Por isso, o Estado começa a fiscalizar e supervisionar o ensino, assim como exigir a profissionalização do professor.
Nota: A partir da segunda metade do século XIX, o trabalho docente começa um processo de feminização, o que acarretou novas exigências para exercer o trabalho docente, e a professora passa a ser simultaneamente profissional, amiga e cidadã.
AS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NO SÉCULO XX: No século XX, o capitalismo ampliou o processo de industrialização e desenvolveu o setor de serviços. O professor é um trabalhador do setor de serviços. Segundo Hypolito (1997), não se deve considerar trabalhador apenas aquele que exerce o trabalho manual, mas também pessoas que trabalham na prestação de serviços.
Algumas características do processo de produção capitalista presentes no trabalho do professor: a perda do controle do trabalho, o excessivo parcelamento e, principalmente, o aumento de atividades exercidas pelo professor.
O ESCOLANOVISMO: teve um papel relevante na luta pela formação do profissional da educação, defendendo uma formação científica desse