3333
SERVIÇO SOCIAL
ANA KAROLINA PLÁCIDO
DANIELA SIMÕES TEIXEIRA
INGRID RABELO FREITAS
EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO ESTADO DO CEARÁ
FORTALEZA-CE
2013.1
ANA KAROLINA PLÁCIDO
DANIELA SIMÕES TEIXEIRA
INGRID RABELO FREITAS
EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO REGULAR NO ESTADO DO CEARÁ
Projeto de Pesquisa apresentado à professora Maria Áurea Montenegro Guerra que leciona a disciplina Metodologia do Trabalho Científico do Curso Superior de Serviço Social da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza-FAMETRO como pré-requisito para a obtenção da nota AP2.
FORTALEZA
2013.1
“A riqueza das nações, hoje, deriva do seu patrimônio educacional, científico e tecnológico. Tem poder quem tem conhecimento.”
(Francisco Holanda)
SUMÁRIO
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Por entender que a Educação é essencial para uma sociedade se desenvolver, acreditamos na importância do acesso e da qualidade da mesma. No entanto, é sabido que o Brasil enfrenta um grande desafio nas escolas, a evasão escolar. Sendo essa última, confundida muitas vezes com o abandono escolar, problemas que apesar de semelhantes na representam momentos escolares diferentes. É o que mostra a matéria assinada pela jornalista Gabriela Portilho da revista Nova Escola, publicada em junho de 2012, denominada “Entenda as taxas de transição escolar e de rendimento dos alunos” na qual
Se o aluno não conseguiu finalizar o ano letivo por excesso de faltas, costumamos dizer que abandonou o curso. No entanto, se no ano seguinte este mesmo aluno não se matricular para cursar novamente a série que abandonou, ele passa a fazer parte das estatísticas de evasão escolar.
Apesar de ser bastante discutido, esse dilema perdura por muitos anos.