3333-3333-333
O que é saponificação a frio ou quente?
É uma saponificação natural e integral em que o processo permite a produção de um sabão a partir de matérias primas puras desde o início. Isto é, a partir de óleos, gorduras e manteigas puras vegetais ou não e outros complementos naturais como flores, ervas, chás, especiarias, argilas e óleos essenciais. Com essa técnica pode-se produzir um sabonete 100% vegetal, natural e sem aditivos químicos industriais. O artesão tem total controle sobre os ingredientes que farão parte do sabonete.
Saponificação é o nome dado a reação química na qual um álcali (normalmente hidróxido de sódio-NaOH também chamada de soda cáustica) reage com gorduras e óleos (ácidos graxos) vegetais ou não, dando origem ao sabão e glicerina.
Porque usar um sabonete feito a mão por saponificação a frio ou a quente?
Ao contrario dos produtos comprados no supermercado, o sabonete feito a mão por esta técnica, retém toda a glicerina natural produzida no processo. A glicerina é um subproduto da saponificação produzida naturalmente e que a indústria separa para vender a outras que fabricam cosméticos mais caros. Isso é evidente quando deixamos o sabonete industrial sem umedecê-lo por um período. Ele simplesmente “racha”, cria trincas. Isto porque apenas uma fração da glicerina é deixada no sabonete (aquela que não conseguiram separar). Além disso, ele contém vários ingredientes sintéticos baratos para dar peso e outras características. É só ler o rótulo.
Na Saponificação natural, pode-se agregar elementos com propriedades fitoterápicas tais como ervas, flores, chás, sementes e óleos essenciais que podem ter funções específicas tais como hidratação, esfoliação, cicatrizante, calmante, etc.
E o “sabonete de glicerina ou glicerinado”? Tem diferença?
Para fazer o sabonete artesanal “glicerinado”, o artesão compra uma matéria prima chamada “Base Glicerinada” que é