a educação infantil brasileira
Segundo Kuhlmann, (2003, p.469):
Pode-se falar de Educação Infantil em um sentido bastante amplo, envolvendo toda e qualquer forma de educação da criança na família, na comunidade, na sociedade e na cultura em que viva. Mas há outro significado, mais preciso e limitado, consagrado na Constituição Federal de 1988, que se refere à modalidade específica das instituições educacionais para a criança pequena, de 0 a 6 anos de idade. Essas instituições surgem durante a primeira metade do século XIX, em vários países do continente europeu, como parte de uma série de iniciativas reguladoras da vida social, que envolvem a crescente industrialização e urbanização.
No inicio do século XIX instituições destinadas ao cuidado de crianças de 0 a 6 anos de idade começaram a surgir na Europa e em vários outros países. As instituições de Educação Infantil começaram a crescer quando uma parte da Europa se industrializou, pois, os pais precisavam de um lugar para deixar seus filhos enquanto iam trabalhar, pois tendo esse local seus filhos não ficavam na rua correndo risco e sendo vistos como marginais.
As transformações ocorridas na Europa e nos Estados Unidos, a partir da segunda metade do século XIX, favoreceram a divulgação sobre as instituições de Educação Infantil, elas passaram a ser conhecidas internacionalmente, e assim chegando ao