Educação Infantil: Aprender Brincando
Cláudia Regina Aquino Soares
RESUMO
A Educação Infantil, primeira etapa da aprendizagem da criança é constituída levando-se em consideração as diversas fases do desenvolvimento: os conhecimentos prévios adquiridos em seu ambiente sociocultural, seus costumes e valores, suas hipóteses e curiosidades, questionamentos e forma de entender e explicar as coisas. O processo de desenvolvimento humano está atrelado à aprendizagem e acontece em diversas instituições, não somente na escola. Dessa forma, a escola deverá constituir-se para a criança em um ambiente prazeroso onde ela possa brincar e aprender, visto que, o universo infantil é norteado por fantasias e brincadeiras. Partindo desse pressuposto, o presente estudo permitirá refletir sobre um aspecto muito importante da vida ? a infância. Destaca-se a Educação Infantil no seu processo de formação, como o período mais adequado ao ensino e à orientação nos aspectos cognitivo, afetivo, social e motor, enfatizando a brincadeira e os brinquedos como fundamentais nesse processo.
Palavras-chave: Educação Infantil, Brinquedos e Brincadeira.
INTRODUÇÃO
Os brinquedos são elementos essenciais para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Desde bebê, a brincadeira constitui-se em uma atividade prazerosa e rica em aprendizados. Assim sendo, falar da infância é falar de um momento mágico, onde os sonhos tornam-se possíveis.
As atividades lúdicas permitem à criança enfrentar desafios e problemas e as mesmas são fundamentais no contexto da Educação Infantil. Segundo Piaget (1998), "a criança exploradora/pesquisadora constrói o seu conhecimento pela experiência, com ênfase na interação indivíduo-ambiente".
As variações das brincadeiras permitirão uma amplitude de possibilidades e conhecimentos às crianças.
O brincar promove alegria e satisfação a todos os pequeninos em qualquer parte do mundo. Busca-se, então, com este estudo, refletir sobre a