Lúdico na Educação Infantil
a importância do lúdico na educação infantil
Água Boa
2014
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
a importância do lúdico na educação infantil
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].
Prof.
Água Boa
2014
Introdução
O brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo inteiro, cada criança deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem. Associar a educação da criança ao jogo, ao lúdico não é algo novo.
A relação entre o jogo e a educação são antigas, Gregos e Romanos já falavam da importância do jogo para educar a criança. Mas foi a partir do século XVIII que se expande a imagem da criança e o brincar destaca-se como típico da idade. Eis que surgem as brincadeiras e jogos nas instituições infantis.
Ao longo dos anos vem aprimorando e comprovando que o lúdico na Educação Infantil tem sido um dos instrumentos que fomentam um aprendizado de qualidade para a criança, a partir de técnicas que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais para o inicio da alfabetização.
Desse modo, o lúdico dentro do espaço físico escolar, em especial, na Educação Infantil foi explanado sobre a história e a importância do brincar. A partir dessas idéias houve um entendimento de que as brincadeiras com objetivo pedagógico favorecem o processo de ensino-aprendizagem e tornam o sujeito mais consciente de seu papel na sociedade.
Sendo assim, o lúdico na educação infantil tem sido uma das estratégias mais bem sucedidas no que concerne à estimulação do desenvolvimento cognitivo de uma criança. Trata-se de atividades significativas por que desenvolvem a atenção, a memória, a percepção, e a sensação do aprender brincando.
O professor que atua