O lúdico na educação infantil
INSTITUTO DIMENSÃO
DILCÉLIA REGINA PYTLOVANCIV BORGES
LÚCIA SCHAVARSKI CHADE
SÔNIA TEREZINHA LENDZION
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CORNÉLIO PROCÓPIO 2012
DILCÉLIA REGINA PYTLOVANCIV BORGES
LÚCIA SCHAVARSKI CHADE
SÕNIA TEREZINHA LENDZION
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Pré-projeto apresentado à Faculdade Dom Bosco como requisito parcial e obrigatório para a obtenção do título de Especialista em Psicomotricidade.
Orientadora: Ana Tereza Fraga
CORNÉLIO PROCÓPIO
2012
SUMÁRIO
1 TEMA
2 INTRODUÇÃO
3 OBJETIVOS
4 JUSTIFICATIVA
5 PROBLEMA
6 HIPÓTESES
7 METODOLOGIA
8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1
TEMA
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2 INTRODUÇÃO
A infância é a fase da vida em que mais se brinca. Brincando a criança aprende, descobre e potencializa o seu desenvolvimento. A brincadeira faz parte do mundo infantil, portanto deve estar presente no seu dia-a-dia, tanto no seu ambiente familiar, quanto no ambiente escolar.
A prática cotidiana prova que a criança que brinca mais na escola, apresenta melhor desenvolvimento e desempenho em atividades educativas, pois através do lúdico ela desenvolve suas potencialidades de maneira espontânea e natural.
3 OBJETIVOS
a) Geral: * Levar o educador a compreender e discernir que toda brincadeira necessita ser conduzida para que haja um aprendizado.
b) Específicos: * Analisar quais são os tipos de brincadeiras que realizamos e quais os ensinamentos que ela proporciona às crianças. * Analisar as influências que o lúdico proporciona no desenvolvimento das crianças. * Identificar qual é o papel do professor mediante o lúdico na educação infantil.
4) JUSTIFICATIVA O lúdico é um tema importante a ser trabalhado com educadores da educação infantil, a fim de