5º semestre
PEDAGOGIA
NAIARA SANTOS LEOCADIO
APRENDER BRINCANDO
Teixeira de Freitas
2014
NAIARA SANTOS LEOCADIO
APRENDER BRINCANDO
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].
Prof. Andréia Zompero; Keila; Raquel Lemos; Rosely Montagnini;VilzeVidotti.
Teixeira de Freitas
2014
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste estimular a importância dos jogos na educação infantil, cada criança trás sua cultura lúdica.
O mundo da criança é destino do mundo do adulto, pois nele há fantasia, encantamento e faz de conta. É por meio de suas brincadeiras que a criança irá se comunicar conhecer e terá oportunidade de se
Constituir socialmente. Ela poderá expressar as diferentes impressões vivenciadas em seu contexto familiar e social, por intermédio da espontaneidade do brincar.
Compreender um pouco sobre o desenvolvimento, e associar os conhecimentos e contextos teóricos, e a estimulação de jogos e o raciocínio logico da criança.
Desenvolver competência para o aluno possa continuar aprendendo ao longo da vida. Possibilitar novas coisas para que o sujeito se torne autônomo, com personalidade própria e ao mesmo coletiva, solidaria tolerante que seja reflexível frente à mudanças.
2 APRENDER BRINCANDO
Os jogos musicais da cultura infantil incluem acalantos, parlendas, rondas canções de roda, adivinhas, contas romances e outros.
Os jogos sonoro-musicais possibilitam a vivencia de questões relacionadas ao som e suas características, ao silencio e a musica.
Segundo Consta no RCNEI (BRASIL, 1998, p. 72) o trabalho com a música deve reunir toda e qualquer fonte sonora: brinquedos objetos do cotidiano e instrumentos musicam de boa qualidade. É preciso lembrar que a voz é o primeiro instrumento, e o corpo humano é fonte de produção sonora.
O professor deve estar atento à