Metodologias Ágeis e Clássicas
TECNÓLOGO EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ADS2AN-VMA
Pesquisa: Metodologias Ágeis e Clássicas
Orientador: José Inácio da Silva Junior ( inaciojr9@gmail.com )
ALUNO:
RA:
Fabrizio de Sousa
51311398
Santos, Agosto – 2014
1.1. Conceitos sobre Metodologia
O termo metodologia, apesar de ser amplamente utilizado, não possui uma definição amplamente aceita. Entende-se como metodologia uma série recomendada de passos e procedimentos que devem ser seguidos para obter-se o desenvolvimento de um sistema de informação (Yourdon, 1995, p. 97).
Maddison apud Avison e Fitzgerald (1997, p.418) define metodologia como sendo um conjunto recomendado de filosofias, fases, procedimentos, técnicas, regras, ferramentas, documentação, gerenciamento e treinamento para os desenvolvimentos de um sistema de informação. Verifica-se neste conceito a inclusão, entre outros, de filosofias que são as teorias e crenças que norteiam os objetivos e procedimentos de uma metodologia.
Sendo assim considerando os conceitos acima, podemos considerar que as metodologias existam para evitar, que o desenvolvimento de um projeto vira um caos antes mesmo de começar, definindo etapas e como caminhar sobre elas. As metodologias estão em constantes alterações, pois elas vão se tornando obsoletas e não acompanham os novos recursos que o avanço da tecnologia pode trazer deixando assim os desenvolvedores em presos a ferramentas antigas que não correspondem às reais necessidades do cliente. (PRESSMAN, 2010)
1.2. Como escolher uma Metodologia
A escolha de uma metodologia deve ser adaptada a cada tido projeto recebido pelo cliente, deve se levar em consideração a complexidade e prazos a serem estipulados como também a disponibilidade financeira para o projeto. A utilização de uma metodologia traz uma melhor qualidade e eficiência ao projeto. (PRESSMAN, 2010)
1.2.1. Tipos de Metodologias
Existem