Brincadeiras na Educação Infantil
Marli Radaskievicz Fontes
Viviane Maria Alessi
RESUMO
O estudo sobre as brincadeiras vêem mostrar que os desenvolvimentos psíquicos da criança em idade pré-escolar auxiliam na ampliação da atenção, memória, concentração, coordenação motora, sentimento, emoções, estimulam a imaginação e a compreensão de regras, além de trazer vantagens em todas as etapas da vida da criança. O brincar é uma experiência que possibilita a criança demonstrar sua personalidade, e manifestá-las por meio da ação e da imaginação. A brincadeira propicia a criança um melhor conhecimento de si próprio e do processo de socialização, devido às situações de vida que são vivenciadas e compartilhadas com outras crianças. Este trabalho tem como objetivo demonstrar que as brincadeiras são atividades de estimulação, capazes de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional em todas as etapas da Educação Infantil, pois é por meio das brincadeiras que as crianças se divertem, e aprendem a conviver com seus amiguinhos, construindo seu conhecimento, e também vão aprender e compreender o mundo que vivem, construindo e compartilhando significados e atitudes para sua sociabilidade e autonomia.
Palavras-chave: Brincadeiras. Educação. Infantil. Desenvolvimento. Aprendizagem.
Aluna de Curso de Pós Graduação em Educação Infantil – FATEC/FACINTER. E-mail: marlifontes.profe@gmail.com.br
2 Pedagoga – Universidade Federal do PR. Com MBA em Gestão de Responsabilidade Social Corporativa (ISAE/ Fundação Getúlio Vargas), Mestre em Educação – Universidade Federal do PR, e Orientadora de TCC do Grupo UNINTER.
INTRODUCÃO
A presente reflexão tem como objetivo discutir a importância das brincadeiras na Educação Infantil, como meio de desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional mostrando o valor da brincadeira na pré-escola.
A concepção de brincar considera o fato de que a criança aprende por meio de brincadeiras que são