A importancia da brincadeira na idade pré escolar
INTRODUÇÃO
A escola tem um papel muito importante na vida da criança, pois é neste espaço que ela vai passar a maior parte do tempo de sua infância, e, por isso, necessitamos pensar na escola como lugar de cuidado e aprendizagem, um dependendo do outro em sua totalidade.
O jogo na educação infantil é um desafio para o professor que, para poder efetivamente utilizá-lo em suas aulas, precisa redescobrir e incorporar o jogo em sua vida como fonte de desenvolvimento e aprendizagem. O jogo vem auxiliar o professor na sua prática diária, pois através dele a criança resgata o prazer de aprender, permitindo ao aluno sonhar, imaginar, expressar seu pensar de forma livre e criativamente, desenvolvendo-se plenamente.
1.3 JUSTIFICATIVA
É construindo, jogando e brincando que as crianças constroem e elaboram progressivamente, o desafio de andar com suas próprias pernas e pensar com sua própria cabeça, assumindo a responsabilidade por seus próprios atos. Constitui-se assim, na ferramenta que dispõe para aprender a viver. Jogar, construir e imitar anda de mãos dadas em íntima colaboração nesse processo. “O que define o brincar é a situação imaginária, criada pela criança, em que desejos irrealizáveis possam ser realizados” (VYGOTSKY, 1984, p. 60). E é brincando que a criança consegue alcançar uma idade (imaginaria), elevando seu nível de conhecimento, pois diante deste panorama, é justificável, que quando pais e educadores respeitam a necessidade da criança, estarão construindo os alicerces de uma adolescência mais tranqüila ao criar condições de expressão e comunicação dos próprios sentimentos e visão de mundo.
1.4 OBJETIVOS GERAL
Identificar a importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança, que proporcionara á elas um aprendizado diferenciado, pois através do brincar, é que a criança se apropria do conhecimento para a vida, além de despertar o